terça-feira, 3 de setembro de 2013

Relatos da História do Arquivo Público do Estado Espírito Santo


  • Em 1908 foi criado como anexo à Biblioteca Pública, o "Archivo Público Espírito-Santense", pelo decreto nº 135 do Presidente do Estado, Jerônimo Monteiro. O acervo existente e a ser recolhido ficou dividido em quatro ordens: 1ª Legislativa e Administrativa; 2ª Judiciária; 3ª História e Geografia e 4ª Literária e Artística. 


  • No ano de 1923 ocorre a nomeação de Augusto Calmon Nogueira da Gama como diretor-geral. No mesmo ano, teve um vazamento de águas das chuvas no local do Arquivo Público, assim como parte do "depósito" foi consumido por cupins.



  • Na administração de Florentino Avidos, Presidente do Estado, no ano de 1925, ocorreu a construção do edifício sede do Arquivo Público Estadual e Biblioteca.



  • Já no ano de 2011, foi publicado o Inventário Analítico do Departamento Estadual de Imprensa e Propaganda, organizado pelos professores do curso de Arquivologia da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) André Malverdes e Margarete Farias de Moraes, com o apoio do APEES. Sendo inaugurada a nova sede do Arquivo pelo Governo do Espírito Santo, após reformas e modernização da sede para preservação e organização dos documentos.


Você pode acessar, na íntegra, toda a História no site do Arquivo Público do Estado do Espírito Santo (APEES).

Nenhum comentário:

Postar um comentário